Como agir nos casos de preços diferentes para o mesmo imóvel

Hoje em dia, é bastante comum encontrar o mesmo imóvel com preços diferentes. Isso acontece principalmente por causa da diminuição temporária de vendas de imóveis, o que pode significar a possibilidade de fechar grandes negócios para aqueles que trabalham com seriedade.

Mas como agir nesses casos?

O primeiro fator que você deve levar em consideração é que um mesmo imóvel pode estar sendo trabalhado em diversas imobiliárias. Algumas até negociam os imóveis sem a autorização dos donos e, por isso, todo cuidado é pouco.

Portanto, para sua própria segurança é preciso pesquisar muito bem antes de fechar qualquer negócio. De preferência, procure imóveis em imobiliárias e portais idôneos e que tenham tradição no mercado. Lidar com empresas sérias e respeitadas é uma garantia que você não será ludibriado.

Outro ponto importante é verificar se se trata, de fato, do mesmo imóvel. Na dúvida, entre em contato com os anunciantes e compare as informações do imóvel: a descrição confere? A metragem é a mesma? Peça o endereço e, se possível, vá visitá-lo. Infelizmente, não é difícil encontrar um anúncio de um imóvel com fotos de outro.

Muitas vezes, anunciar o mesmo imóvel em muitas imobiliárias pode passar a imagem de desespero e pressa na venda, o que pode impactar a negociação de maneira negativa. Por esse motivo, é importante, também, para o proprietário se atentar aos anúncios múltiplos.

Data do anúncio do imóvel

Um fator que influencia muito quando um imóvel é encontrado com preços diferentes é a data em que ele foi anunciado.

Como mencionado anteriormente, em muitos casos, várias imobiliárias estão anunciando um mesmo imóvel e, algumas, não atualizam as informações contidas nos anúncios de imóveis em seus sites. Portanto, é bem possível que o valor mais baixo esteja desatualizado e não é mais válido.

Outra possibilidade comum é que o proprietário do imóvel tenha mesmo reduzido o valor de venda, principalmente se o imóvel está à venda há muito tempo, e avisado somente à uma imobiliária.

Ficar atento a esse fato pode lhe poupar aborrecimentos e permitir que você possa gastar menos do que imaginava.

Quais as orientações do CRECI e COFECI?

O CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) e o COFECI (Conselho Federal de Corretores Imobiliários) orientam, para a segurança de todos, que os imóveis sejam ofertados exclusivamente por uma única imobiliária.

Esses órgãos acreditam que ao entregar seu imóvel com exclusividade à uma imobiliária ou a um corretor, a negociação passa a ter maiores vantagens, como a transparência nas informações.

Tal contrato de exclusividade é uma vantagem ao proprietário, que, além de tratar apenas com uma imobiliária ou corretor, terá a segurança de ter os seus desejos respeitados. Para os possíveis compradores, a negociação passa a ser tratada com mais seriedade e profissionalismo.

Além disso, o trabalho exclusivo motiva a imobiliária ou o corretor a se dedicar integralmente à venda do imóvel. Dessa forma, a possibilidade de encontrar um comprador qualificado é bem maior.

Fique atento quando se deparar com o mesmo imóvel com preços diferentes. Confie sempre no trabalho de quem é respeitado no mercado para sua segurança.

Bons negócios.

Foto – Forbes