Como alugar um imóvel perfeito para você, confira essas dicas!

Como alugar um imóvel perfeito para você? Escolher um imóvel para alugar que preencha exatamente todos os critérios que você e sua família estabeleceram não é uma tarefa fácil. Muitas vezes, você encontra um imóvel no bairro que deseja morar, mas que não tem uma metragem ideal. Outras, você encontra uma casa ou apartamento com o número de quartos que procura, mas que está em uma localização bem distante de seu trabalho e do colégio de seus filhos.

Em linhas gerais, os contratos de aluguel são válidos por um período mínimo de um ano e, dessa forma, quanto maior o número de critérios que o imóvel que você está interessado preencher, melhor será a sua experiência no local.

Como alugar um imóvel?

Mas, afinal, como alugar um imóvel perfeito?

Para ajudá-lo a procurar o imóvel perfeito para começar uma vida a dois ou para prover maior conforto à sua família, listamos abaixo uma série de dicas úteis que poderão indicar-lhe o caminho a seguir. Confira.

1. Sua condição financeira é muito importante

Como alugar um imóvel?

Para que o seu orçamento não fique comprometido, é importante que a despesa com o aluguel não ultrapasse 30% do rendimento total da família. Portanto, saiba exatamente o quanto está disposto a pagar pelo aluguel de um novo imóvel. Lembre-se que as despesas com IPTU e condomínio, no caso de um apartamento, também são por conta do locatário e, por isso, somente após determinar esse valor é que será possível procurar o imóvel perfeito para você e sua família.

2. Solicite ajuda profissional

Como alugar um imóvel?

Um corretor de imóveis credenciado e que, de preferência, esteja ligado a alguma imobiliária séria e idônea é a solução ideal para quem não deseja ou não tem tempo para sentar em frente a um computador e procurar pelo imóvel ideal por horas.

Um bom corretor de imóveis é aquele que, quando conhece as demandas dos clientes, já sabe exatamente onde encontrar o imóvel perfeito. É uma pessoa de contatos, que conhece o segmento imobiliário profundamente, está atento às principais tendências e oportunidades e que pode, inclusive, ajudar os clientes que ainda não sabem exatamente o que esperam de um imóvel para alugar.

O corretor de imóveis competente vai lhe oferecer uma lista com os imóveis para alugar que suprem suas necessidades, evitando que você perca tempo visitando imóveis que estão fora do escopo estabelecido. Além disso, o corretor está familiarizado com todo o trâmite legal da documentação de ambas as partes para que a locação possa ser feita de maneira correta e com total segurança.

Entregue a missão de encontrar o seu próximo lar a um corretor de imóveis de confiança e você poderá ter uma grata surpresa.

3. Não abra mão da pesquisa online

É bem seguro afirmar que é possível encontrar de tudo na internet. Por isso, se você prefere fazer o trabalho da busca sem a ajuda de um profissional, junte todas as características do imóvel que você procura para alugar e comece a pesquisar. A dica aqui é ficar atento aos sites em que você está pesquisando, ou seja, dê preferência aos sites de imobiliárias reconhecidas e que trabalham de maneira séria e responsável. Afinal de contas, você não quer passar um ano de sua vida tendo dores de cabeça com o imóvel alugado, certo?

Aplique o máximo de filtros possível em sua pesquisa: bairro, tipo de imóvel (casa ou apartamento), quantidade de quartos e de banheiros, garagem para quantos automóveis e assim por diante. Pense que esse imóvel será o seu novo lar e, portanto, merece sua atenção e uma pesquisa bastante minuciosa.

Esse tipo de busca leva tempo e, por isso, não desanime se não encontrar algo interessante logo no primeiro site que procurar. Há, certamente, um imóvel perfeito a sua espera. Basta ser perseverante.

4. Fique atento durante a visita ao imóvel para alugar

Resultado da pesquisa em mãos, está na hora de partir para as visitas aos imóveis selecionados. Este é o momento em que você poderá comparar as fotos do imóvel que estão nos sites das imobiliárias com a realidade, além de esclarecer toda e qualquer dúvida que tiver sobre a locação.

O primeiro ponto é observar se os ambientes correspondem ao que foi anunciado. Em seguida, atente-se ao estado de conservação dos ambientes: a pintura está em dia? Há sinais de mofo, umidade ou infiltrações? O piso e revestimento estão inteiros e em boas condições? Enfim, procure saber se serão necessárias pequenas reformas no imóvel a ser alugado e, se sim, se tais reformas valem a pena.

Mesmo que o imóvel esteja localizado em um bairro conhecido, é importante observar a vizinhança e verificar as condições de segurança, transporte, lazer e etc.

Caso esteja alugando um imóvel novo, certifique-se das garantias deste em relação ao piso, revestimento, hidráulica, elétrica e etc. No caso de um apartamento, conheça todas as garantias da construtora e os prazos de validade para efetuar quaisquer reclamações. No caso de uma casa, verifique com o proprietário se ele oferece garantias para os itens citados anteriormente.

5. Leia o contrato de locação e tire todas as suas dúvidas antes de assiná-lo

Você encontrou o imóvel perfeito e está pronto para alugá-lo? Há mais um ponto importante a ser levado em consideração: o contrato de locação.

É de praxe que no contrato estejam contidas todas as informações sobre a negociação do valor do aluguel e seus respectivos prazos para a correção dos mesmos, além de outras despesas e reajustes como condomínio e IPTU, e deve, também, incluir laudos e vistorias do imóvel que atestem que ele esteja em excelente estado. Lembre-se que, ao deixar o imóvel, o locatário deve devolvê-lo ao locador no mesmo estado em que foi alugado. Portanto, o contrato é uma forma de trazer segurança para ambas as partes.

Leia todos os pormenores e, se acreditar que seja necessário, leve um advogado para que todas as suas dúvidas sejam esclarecidas. Somente assine o contrato quando estiver certo de todas as condições nele contidas.

Gostou de nossas dicas? Tenha em mente que o mais importante é que você se sinta bem em seu novo lar e possa construir uma vida de alegrias e sucessos. Boa sorte.

Aproveite e conheça nossas opções de imóveis em Joinville.