Como comprar um imóvel? Confira essas dicas e faça um ótimo negócio!

Finalmente você está preparado para comprar um imóvel. O momento agora é de comemoração e de muita pesquisa, afinal, você está prestes a escolher seu novo lar e, por isso, precisa ficar atento a alguns cuidados fundamentais que vão garantir a tranquilidade do negócio.

Para auxiliá-lo nesta tarefa, montamos um passo a passo para que você encontre o imóvel ideal para efetuar a compra. Acompanhe.

Cuidados ao comprar um apartamento

Cuidados ao comprar um apartamento
Cuidados ao comprar um apartamento

Ainda na planta, novo ou usado, comprar um apartamento sempre envolve uma série de fatores burocráticos que, em longo prazo, podem gerar muitas frustrações e dores de cabeça. Se esse é o tipo de imóvel que busca, veja abaixo como proceder.

Comprando um apartamento na planta

Comprando um apartamento na planta
Comprando um apartamento na planta

Se você não está com pressa em se mudar e quer aproveitar o valor de lançamento de um empreendimento, esta é, certamente, a melhor opção. No entanto, é preciso observar alguns detalhes para que seu sonho da casa própria não se transforme em pesadelo.

O primeiro passo é tirar todas as informações pertinentes a respeito da construtora e, também, da imobiliária que está comercializando as unidades. Hoje em dia é possível obter muitas informações na internet, mas, se possível, converse com outras pessoas que já adquiriram seus imóveis com a mesma construtora para que conheça um pouco mais dos processos pelos quais terá de passar até estar com as chaves nas mãos.

Outra boa dica é consultar os órgãos de proteção ao consumidor, como o Procon de sua cidade, ou até o Reclame Aqui, pela internet.

A segunda medida é conhecer bem o empreendimento que está interessado. Verifique o material promocional, as plantas disponíveis – sempre conferindo as metragens -, veja a maquete e visite o apartamento decorado. Aproveite este momento para tirar todas as suas dúvidas com o vendedor, inclusive sobre o valor aproximado de condomínio e condições do financiamento, caso opte por essa modalidade de pagamento.

Comprando um apartamento novo

Ao adquirir seu apartamento novo diretamente com a construtora ou com o proprietário, você já começará esse processo com a vantagem de ter um bem pronto para ser utilizado, sem passar pelas incertezas e espera de quem compra um apartamento na planta.

Ainda assim, o cuidado é o mesmo: conheça bem a construtora responsável pela obra e o empreendimento. Confira as metragens, disposições dos ambientes e leia atentamente o manual do proprietário.

Saiba, também, todos os prazos de garantia da construtora em relação ao acabamento da unidade e as instalações hidráulicas e elétricas. Faça vistorias e visitas ao imóvel quantas vezes forem necessárias até que se sinta confortável e seguro para assinar o contrato.

Comprando um apartamento usado

Alguns proprietários preferem procurar por um apartamento usado por causa do valor, o qual costuma ser mais baixo e, assim, podem negociar o pagamento à vista. No entanto, um apartamento que já foi habitado merece atenção redobrada.

Ao fazer visitas ao imóvel, procure observar se há sinais de umidade e mofo nas paredes, se a pintura, pisos e revestimentos estão em bom estado, se a elétrica e a hidráulica funcionam corretamente. O ideal é que não sejam necessários gastos com reformas, exceto nos casos em que o novo proprietário decida ampliar um ambiente ou deixar o imóvel mais ao seu gosto.

Nestes casos, antes da primeira martelada, verifique o manual do proprietário e as regras do condomínio para saber qual o procedimento correto para reformas e se não está derrubando uma parede estrutural.

Cuidados ao comprar uma casa

Cuidados ao comprar uma casa
Cuidados ao comprar uma casa

Muitos proprietários não abrem mão de morar em uma casa ampla, com quintal e garagem para poderem viver tranquilamente com suas famílias. Mas será que o ideal é comprar um terreno e construir a casa com a configuração que desejam? Ou uma casa já construída e pronta para morar é o suficiente? Acompanhe.

Construindo o seu lar

Construindo o seu lar
Construindo o seu lar

Se você quer encontrar um terreno e construir um lar do jeitinho como sempre sonhou precisa levar em consideração que é necessário possuir capital para comprar o terreno e bancar a construção até o acabamento final da casa. Mesmo que hoje você não disponha de todo o valor para isso, pode tentar uma das muitas modalidades de financiamento e partir para a construção de seu imóvel.

A dica aqui é ficar atento ao terreno em si. Verifique se é um terreno plano ou se há algum desnível em sua área. Terrenos em aclives e declives também precisam de atenção na hora do projeto da obra. Por esse motivo, contratar uma equipe de obras que seja experiente e que possua profundo conhecimento técnico é fundamental para que sua obra flua harmoniosamente.
É preciso conhecer, também, as regras de construção de casas com a prefeitura de sua cidade, principalmente no que diz respeito às calçadas e fachadas.

Tenha em mente que um orçamento de uma construção não é preciso. Sendo assim, é bem provável que você tenha que gastar um pouco a mais do que o esperado ao decorrer da obra. Estar preparado para eventualidades é uma boa maneira de garantir o sucesso de sua empreitada.

Comprando uma casa pronta

Os cuidados ao comprar uma casa pronta nova ou que já tenha sido habitada são os mesmos dos apartamentos. Esteja preparado caso o imóvel precise de reparos ou uma nova demão de tinta nas paredes, por exemplo.
A grande vantagem aqui é que, com o passar dos anos, a casa poderá ser reconfigurada e ampliada com reformas, sem que haja a preocupação extra de sair da padronização de um condomínio.

Dicas gerais para comprar um imóvel

Independentemente do tipo de imóvel que procura, é importante que você tenha paciência e seja perseverante na busca pelo local ideal. Por isso, não tenha pressa em fechar o negócio.

Visite os imóveis de seu interesse quantas vezes forem necessárias e, se achar que necessita, procure a ajuda de um corretor de imóveis que conheça o mercado e que possa lhe dar bons conselhos, além de ajuda-lo com a burocracia da documentação envolvida em um processo de compra.

Você e sua família merecem esse cuidado. Boa sorte.