Dicas para a reforma da sua casa ou apartamento não se tornarem um pesadelo

Seu apartamento ou sua casa está precisando de uma reforma, mas você se sente apreensivo toda vez que pensa a respeito? Quantas histórias não ouvimos diariamente sobre pessoas que só queriam fazer uma pequena mudança em seus lares e acabaram passando meses em meio ao entulho?

Muitos acreditam que é preciso ter sorte para encontrar um profissional que cumpra o que promete antes de fazer uma reforma. Não podemos afirmar se essa crença tem ou não fundamento, mas podemos te oferecer algumas dicas que permitirão que sua reforma corra o mais tranquilamente possível.

Confira nossas dicas para a reforma da sua casa ou apartamento não se tornarem um pesadelo!

Planejamento é a palavra de ordem

Antes de qualquer providência saiba exatamente o que pretende mudar ou reformar. Improvisos podem contribuir para os atrasos e serviços mal feitos durante as obras e, quanto menos tiver de ser feito de última hora, mais satisfatório será o resultado. Sendo assim, independentemente do porte de sua reforma, planeje-a minuciosamente.

Além disso, vale comparar as alterações que deseja fazer com a configuração original do imóvel para verificar a compatibilidade das instalações elétricas, hidráulicas e, também, das estruturas e fundações. Há coisas que simplesmente não podem ser alteradas.

Tenha uma ideia do quanto será gasto

Mais uma vez o planejamento é muito importante. Ao saber exatamente o que será mudado em seu lar, você poderá obter uma estimativa precisa de quanto será gasto. Leve em consideração que os preços sofrem grandes variações e, por isso, pesquise muito antes de comprar qualquer coisa para a obra.

Uma dica complementar aqui é atentar-se à qualidade do material que pretende utilizar em sua reforma. Muitas vezes, um material um pouco mais caro, porém de qualidade superior, poderá lhe garantir anos de tranquilidade, enquanto que um material mais barato, mas de má qualidade, poderá fazer com que outra reforma seja necessária antes do que imagina.

Considere a contratação de um mestre de obras

Dependendo do porte de sua reforma, vale a pena investir em um mestre de obras, que será responsável pelo gerenciamento da reforma. Por mais competentes que sejam os profissionais que farão parte de sua obra, a figura de um supervisor ou gerente, permite que a reforma ganhe um certo ritmo, o que pode contribuir para que os prazos sejam cumpridos e as alterações bem feitas.

Outro ponto importante de se ter um gerente de obras é que, desde o primeiro momento, ele pode desempenhar um papel importante no que concerne ao controle de custos, eliminando o retrabalho e o desperdício de materiais.

Ademais, o mestre de obras tira do proprietário o fardo de lidar com a reforma em si. Ele é responsável não só por cuidar da equipe e controlar o orçamento, mas também para a compra, entrega e utilização de todos os materiais.

Relaxe e divirta-se

Enquanto sua reforma corre exatamente como prevista, aproveite para focar na decoração dos ambientes depois de prontos. Relaxe e curta os momentos para escolher cada item que comporá o seu novo lar.

Gostou das nossas dicas? Está planejando uma reforma? Conte para a gente nos comentários.