Gatos ou cachorros em apartamentos?

Não há dúvidas que um pet faz com que a vida de qualquer pessoa se torne mais feliz, principalmente quando se tem filhos.

Embora seja algo comum hoje em dia, ter um pet em apartamento requer alguns cuidados e, se você ainda não se decidiu se é melhor ter um gato ou cachorro, é necessário compreender algumas diferenças para poder curtir seu pet com tranquilidade.

O que é melhor: gatos ou cachorros em apartamentos?

Além das diferenças óbvias, tanto gatos como cachorros têm hábitos de convivência inerentes às suas espécies. Uma coisa, entretanto, ambos têm em comum: precisam de cuidados e de amor. Acompanhe:

Gatos

Gatos em Apartamentos
Gatos em Apartamentos

Os gatos são animais independentes e possuem uma alta capacidade de adaptação para a vida em apartamentos. Na verdade, gatos criados em apartamentos ficam bastante estressados ao terem que alterar suas rotinas.

Se você mora sozinho e precisa passar longos períodos longe de casa, é bem provável que não leve susto algum quando voltar, pois, tudo estará exatamente como deixou.

Outra vantagem de ser dono de um bichano é que são animais asseados: gatos precisam, no máximo, de um banho a cada três meses. Além disso, não têm a mesma necessidade de praticar exercícios físicos que os cachorros.

Gatos aprendem a utilizar a caixa de areia sozinhos e dificilmente farão suas necessidades em outro local. O único trabalho do dono de um gato é deixá-lo abastecido com água e comida.

Um detalhe importante é que, durante o inverno e o verão, os gatos costumam mudar a pelagem e isso pode se tornar um inconveniente, principalmente com as raças de pelos longos.

Apesar de levarem a fama de animais frios, os gatos gostam muito de carinho e precisam dele para que levem uma vida saudável.

Cachorros

Cachorros em Apartamentos
Cachorros em Apartamentos

Um cachorro alegra qualquer ambiente, não é mesmo? Cachorros são dóceis e muito mais dependentes de seus donos do que os gatos, pois precisam de carinho e atenção constantes.

Os filhotes, particularmente, têm a fama de destruírem os apartamentos, principalmente quando seus donos ficam longe por muito tempo. Por esse motivo, fazer com que o animal gaste energia praticando atividades físicas, como brincar, correr, caminhar, é fundamental para que ele não descarregue nos móveis. Outro ponto importante é que os cachorros precisam tomar banho uma vez na semana.

Ainda quando filhotes, é preciso determinar uma área do apartamento que o cachorro poderá utilizar para suas necessidades e ensiná-lo a fazer isso. Caso contrário, é bem provável que você tenha surpresas desagradáveis frequentemente.

Um problema comum que os donos de cachorro enfrentam em condomínios é o barulho. Cachorros gostam de latir e o fazem por vários motivos: alegria, tristeza, preocupação, alerta, aviso, etc. Por isso, veterinários e especialistas em comportamento animal afirmam que as melhores raças para serem criadas em apartamento são: Poodle, Yorkshire, Pug, Shih Tzu, entre outras do mesmo porte.

Lembre-se que ter um pet implica em contrair despesas extras com veterinário, pet shop, ração, entre outros. Além disso, antes de trazer seu pet para o seu apartamento, verifique as regras do condomínio quanto ao convívio com animais de estimação.

Pronto! Agora é só curtir seu melhor amigo!

Fotos por: Google Imagens, Tudo sobre Gatos e Anda.