Investir em Imóveis? Aprenda a ter renda extra com a compra de imóveis

Investir em imóveis para alugar pode ser a melhor opção se você está em busca de uma fonte de renda extra segura e que gere lucros atrativos.

Os imóveis em regiões de praia, serranas ou outros pontos turísticos são ainda mais indicados para o investimento, pois o aluguel para temporada é uma maneira rentável de gerar lucros, principalmente nas altas temporadas em que a demanda aumenta de forma expressiva.

Porém, mesmo que queira ter um imóvel na cidade, é preciso considerar alguns fatores importantes para começar a ter renda extra oriunda de aluguel de imóveis. Veja abaixo o que levar em conta ao planejar comprar um imóvel para alugar.

Definição do perfil do imóvel e a quem ele se destina

O primeiro passo para se ter lucro de aluguel é definir o seu perfil de imóvel e a quem ele se destina. Se você desejar comprar um imóvel em uma cidade grande para alugar, por exemplo, pode optar por um imóvel mais compacto em uma região central ou um imóvel grande e espaçoso em um bairro mais afastado.

Se vai partir para um imóvel de temporada, defina se prefere uma casa ou apartamento e a quantidade de pessoas que o imóvel pode acomodar.

A partir daí, defina o perfil do locatário: pretende alugar o seu imóvel à uma família? A alguém que passa o dia todo fora trabalhando? Por meio de perguntas como estas, você poderá encontrar o imóvel ideal e começar a gerar sua renda rapidamente.

Escolha do local ideal

Nas cidades grandes, prefira os imóveis que estejam localizados em regiões de fácil localização e mobilidade. Além disso, quanto mais completo for o bairro em que o seu imóvel se localiza, mais facilmente ele será alugado. Portanto, fique atento às facilidades como agências bancárias, farmácias, escolas, etc., no bairro em que procura um imóvel para comprar e alugar.

Para aqueles que desejam comprar um imóvel para temporada, prefira um bairro que esteja localizado próximo aos principais pontos de interesse para turistas, preferencialmente a uma distância que possa ser percorrida a pé.

A vista também é um fator importante ao comprar um imóvel para aluguel de temporada. Quanto mais privilegiada for, mais fácil será para alugar.

Imóvel mobiliado ou vazio?

Os imóveis de temporada são ainda mais valorizados quando mobiliados e completos com utensílios de cozinha e outras amenidades, como máquina de lavar roupas, cadeiras de praia, secador de cabelos, etc.

Para os imóveis na cidade, se o seu perfil de locatário for para casais ou pessoas solteiras sem filhos, oferecer um imóvel mobiliado pode significar um atrativo a mais na hora de negociar o aluguel. Para esses perfis de locatários, quanto mais prático for o imóvel, melhor.

Bônus: como calcular o aluguel de seu imóvel?

Se você ainda não está familiarizado com a locação de um imóvel, pode recorrer às seguintes soluções. A primeira é verificar o aluguel de outros imóveis e levar em consideração os valores de IPTU, condomínio e outras taxas pertinentes.

Se preferir, procure a ajuda de um profissional. Contratar uma imobiliária competente pode lhe poupar muita dor de cabeça.

Você fica tranquilo e recebe seu aluguel mensalmente sem problemas.

Boa sorte.