Mofo e Infiltrações? Saiba como prevenir!

Mofo e infiltrações?

Uma coisa é certa: umidade, mofo e infiltrações dificilmente aparecem sozinhas.

Essas situações estão mais propensas a surgir e a tirar o sossego dos moradores da residência principalmente nas estações mais úmidas e de temperaturas mais amenas, como o final do outono, o inverno todo e começo de primavera.

Mofo e Infiltrações
Mofo e Infiltrações

As infiltrações ou excesso de umidade podem surgir por vários motivos. Se você mora em um apartamento, a causa pode estar no seu vizinho de cima e, se você mora em uma casa, a causa pode estar em um problema na hidráulica ou até mesmo em um acabamento mal feito.

Para cada origem há uma solução ideal, porém, em linhas gerais, para minimizar as circunstâncias que favorecem o surgimento desses três problemas, listamos abaixo algumas dicas práticas e funcionais.

É aconselhável que, antes de colocar qualquer uma dessas dicas em prática, as hipóteses de canos furados ou outras causas externas sejam eliminadas.
Acompanhe nossas dicas.

Ventilação e luz solar

Ventilação e luz solar
Ventilação e luz solar

É muito importante manter a residência ventilada e permitir que a luz solar possa entrar nos ambientes. A combinação de sol e ventilação atua como uma arma poderosa contra a proliferação de fungos.

Deixar as portas e gavetas dos roupeiros abertas também permite que o ar circule entre as roupas, retire a umidade e evite o mau cheiro. Já as roupas e outras peças mais pesadas, como casacos, roupas de couro, cobertores e edredons devem ser expostas ao sol pelo menos duas vezes ao mês.

Especificamente para roupeiros ou armários, uma boa dica é espalhar pedaços de giz ou produtos antimofos, que são vendidos em supermercados, no interior deles. Estes materiais absorvem a umidade e eliminam o mau cheiro.

No caso de lavabos ou banheiros sem janelas, o uso de um exaustor é essencial para garantir um ambiente livre de umidade e mofo.

Móveis distantes de paredes

Quando perceber que as paredes estão muito úmidas, afaste sofás, camas, poltronas e outros móveis da parede para que a umidade não seja transferida a eles.

Se o mofo e a umidade já estão visíveis e prejudicando a camada de tintura nas paredes, será necessário retirar toda a tinta e aplicar um produto específico (antimofo) e selante (antiumidade) antes de repintá-las.

Mesmo após concluir o trabalho, manter os móveis a uma pequena distância – cerca de 5 centímetros – da parede é uma forma de preservá-los, permitindo a circulação de ar no local.

Caso o mofo esteja instalado no estofamento de sofás, poltronas ou cadeiras, deixe-os expostos ao sol para secar ou utilize algum equipamento de secagem. Isso feito, faça a limpeza com um antimofo regularmente.

Instalação de objetos

Instalação de objetos
Instalação de objetos

Muito cuidado ao instalar objetos como prateleiras, ganchos ou suportes, ventiladores de parede, entre outros objetos, nas paredes. Verifique se a furadeira não atingirá algum cano e, assim, fazer com que você tenha que lidar com um problema ainda maior.

O mesmo cuidado deve ser tomado quando instaladores estiverem trabalhando. Certifique-se de que eles saibam exatamente o local onde passam os canos para evitar surpresas desagradáveis.

Se mesmo tomando estes cuidados você ainda estiver percebendo focos de mofo, umidade ou infiltração, procure um profissional para que faça uma análise mais completa do local e possa determinar a origem do problema.

Boa sorte!

Fotos por: ImovelWeb e Elo7