O que é melhor, comprar ou alugar um imóvel?

Comprar ou alugar um imóvel?

Esta é, certamente, uma das dúvidas mais recorrentes que chegam até nós.

Antes de mais nada, é preciso deixar claro que, quando se fala em um lar – o seu lar -, não existe certo ou errado.

Porém, sob o ponto de vista financeiro, tanto para comprar como para alugar um imóvel é preciso levar algumas questões práticas em consideração.

Optar por comprar ou alugar um imóvel vai de acordo com o momento de vida de cada pessoa.

Além disso, se ainda estiver em dúvida sobre um ou outro, de posse de dados corretos poderá tomar a melhor decisão.

Por isso, no artigo de hoje, traremos os prós e contras de cada um.

Acompanhe. Se preferir, navegue pelo índice abaixo.

Por que comprar um imóvel?

Por que comprar um imóvel?
Por que comprar um imóvel? – Fachada Monte Saint-Michel Residence

Muitas pessoas sonham em ter a casa própria. Isso é um fato que não se pode negar.

Algumas décadas atrás, o mercado imobiliário foi um dos segmentos que mais receberam investimentos particulares.

As pessoas compravam imóveis não apenas para morar e trabalhar, mas também como forma de investimento.

Aliás, há alguns anos atrás, muitos economistas afirmavam que investir em imóveis era seguro e minimizava os riscos que outros tipos de investimentos ofereciam.

Atualmente, o imóvel como forma de investimento não é taxado como algo tão vantajoso como costumava ser, mas, como dissemos no início deste artigo, um lar vai além do valor financeiro.

Residencial Vila Madalena - Cobertura para venda
Residencial Vila Madalena – Cobertura para venda

Sob este ponto de vista, as pessoas que procuram um imóvel para comprar querem realizar o desejo de ter um lar para chamar de seu.

Trabalham e se planejam financeiramente com o objetivo de economizar o suficiente para ter estabilidade e deixar o bem para que seja repassado para filhos, netos e etc.

De qualquer forma, comprar um imóvel é realmente um investimento seguro, embora não ofereça liquidez.

Além disso, por se tratar de algo durável e que passa por várias gerações, sua deterioração é bem menor em relação a outros tipos de bens.

Outra vantagem importante em comprar um imóvel é que, com o tempo, o comprador poderá adquirir um segundo imóvel para morar e deixar o primeiro disponível para locação.

Além de manter o imóvel sempre em boas condições e em constante valorização, aumentando o seu patrimônio, o proprietário ainda terá uma fonte de renda extra.

Breeze - Vanguard
Breeze – Vanguard

Vale ainda ressaltar que comprar um imóvel é a maneira perfeita de evitar que uma pessoa que tem dificuldades em economizar dinheiro fique descapitalizada.

Se por algum motivo o cinto apertar no futuro, o imóvel poderá servir para recomeçar seu planejamento.

Nada é mais recompensador do que realizar um sonho!

Por esse motivo, uma das maiores vantagens em comprar um imóvel é a sensação de conquista e autonomia.

O proprietário pode fazer as modificações que quiser nos ambientes: mudar as cores das paredes, derrubar ou subir paredes, trocar o piso, sem ter que pedir permissão ou mesmo dar satisfações!

Como comprar um imóvel

Edifício Sollus - Apartamento para venda no Glória
Edifício Sollus – Apartamento para venda no Glória

Basicamente, um imóvel pode ser comprado de quatro maneiras:

Diretamente com o proprietário

Você tem o dinheiro disponível e faz uma oferta ao proprietário do imóvel, combinando a forma de pagamento e a comissão da imobiliária ou corretor.

Diretamente com a construtora

Essa forma se aplica, geralmente, aos imóveis na planta ou que estão em fase de construção.

Nestes casos, você opta por um financiamento do imóvel, de acordo com as condições oferecidas pela construtora.

Em linhas gerais, os financiamentos podem ter um prazo de até 30 anos.

Consórcio de imóveis

Se você não está com pressa para comprar o imóvel, o consórcio pode ser uma boa solução.

Neste tipo de modalidade, você paga uma quantia fixa por mês e participa de sorteios para poder comprar seu imóvel antes do fim do contrato.

A desvantagem é que não é possível saber se será sorteado ou não. Você corre o risco de pagar todo o contrato sem ter sido contemplado.

Pagamento à vista

Certamente, a melhor maneira de comprar um imóvel sem complicações.

Você tem o valor disponível e o paga integralmente.

A grande vantagem do pagamento à vista é que é possível negociar um valor melhor, já que não o comprador poderá ficar livre dos juros e o vendedor receberá tudo de uma vez.

Em seguida, vamos falar sobre as vantagens em alugar um imóvel. Confira!

Por que alugar um imóvel?

Por que alugar um imóvel?
Por que alugar um imóvel?

Se você disser que possui hoje R$300.000 (trezentos mil reais), por exemplo, disponíveis e que com esse valor pretende comprar um imóvel (ou quitar o seu financiamento), nove entre dez especialistas em finanças pessoais o aconselharão a alugar um imóvel e manter os trezentos mil aplicados em um fundo de investimento seguro.

Isso ocorre por vários motivos.

No caso de um imóvel financiado, o retorno do investimento que você terá se mantiver o valor total aplicado é maior que a taxa de juros que consta na maioria dos contratos de financiamento.

Em outras palavras, o valor que seu dinheiro renderá por mês é maior do que os juros que paga por parcela do financiamento, o que significa que se quitar o seu contrato, você estará, na verdade, perdendo dinheiro.

Mesmo que você não tenha um imóvel financiado, mas dispõe desta quantia, o aluguel ainda é mais vantajoso.

Em média, o aluguel residencial custa cerca de 3,5% ao ano do valor do imóvel, que é mais barato que as taxas de financiamentos.

Assim, se aplicar seu dinheiro em um fundo que retorne mais que 3,5% ao ano, você continuará com o valor total e terá coberto o valor do aluguel do ano todo e ainda uma diferença na rentabilidade que irá diretamente para o seu bolso.

Edifício Talent - Locação em Joinville
Edifício Talent – Locação em Joinville

Porém, o contrário também é verdadeiro.

Quando as taxas do aluguel são maiores que o rendimento, vale a pena comprar o imóvel, economizando o valor equivalente à diferença.

O custo de manutenção de um imóvel de aluguel é bem menos do que o do imóvel próprio.

Na maior parte dos casos, as reformas periódicas no imóvel são arcadas pelo dono.

No caso de benfeitorias feitas pelos inquilinos, é possível combinar um abatimento no valor do aluguel durante determinado tempo.

Há, ainda, a questão da liberdade de ir e vir que muitas pessoas valorizam.

Ao terminar o contrato de aluguel de um imóvel, você pode decidir se quer partir para novos ares ou permanecer como está.

Caso deseje conhecer outros lugares, basta arrumar suas malas e partir.

Não há a preocupação em deixar o imóvel vazio ou ter que vendê-lo.

Outro ponto importante é que com o valor inicial intacto, você ainda poderá comprar um imóvel no futuro, se assim desejar.

Aliás, quando o proprietário decide vender um imóvel alugado, ele precisa ofertar o imóvel primeiro ao inquilino e somente depois, caso o inquilino não esteja interessado, colocar no mercado.

Serviço especializado

Alugar um imóvel
Alugar um imóvel

Comprar ou alugar um imóvel exige a intermediação de uma imobiliária para garantir que todo o processo seja feito com segurança, tanto para o comprador como para o inquilino.

Os processos burocráticos e toda documentação necessária devem ser feitos por pessoas que entendem estes processos para agilizá-los o máximo possível, bem como garantir que os imóveis estejam em ordem.

Ao contar com o serviço de profissionais altamente capacitados, devidamente registrados no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) e com conhecimento de mercado, a busca por um imóvel que atenda as suas necessidades se torna bem mais fácil e segura.

No caso da compra de imóvel, uma empresa especializada poderá indicar as áreas de maior valorização para que o comprador ganhe dinheiro com seu imóvel com o passar dos anos.

Quando o imóvel é usado, é importante fazer vistorias no imóvel e observar pontos críticos que só um olhar treinado pode perceber.

Na locação, os proprietários ficam tranquilos que receberão o repasse de seus aluguéis na data correta, e os inquilinos que terão suas dúvidas e demandas atendidas com prontidão.

Alugar um imóvel
Alugar um imóvel

Comprar, vender ou alugar um imóvel contando com um serviço especializado traz uma série de vantagens a todos os envolvidos.

Todos esses pontos se traduzem em economia de tempo e dinheiro a todos os envolvidos.

Conclusão

O que é melhor, comprar ou alugar um imóvel? Agora que você já tem todos as informações pertinentes sobre os dois, a escolha se torna bem mais fácil.

Quando analisada especificamente pelo ponto de vista financeiro, se você tem o valor (ou parte dele) para comprar um imóvel disponível, a solução mais eficiente é manter o valor investido e alugar um imóvel.

Porém, como dissemos, não existe certo ou errado.

Para muitas pessoas, um imóvel significa bem mais que uma moradia.

É um lar que acolhe sua família e onde o morador espera ter momentos felizes.

Dessa forma, nosso conselho final é que faça a escolha de acordo com o seu momento de vida, lembrando-se de levar em conta a situação econômica do país e as tendências do mercado imobiliário para que, quando precisar, consiga liquidez e estabilidade.

Se preferir, procure o serviço de uma empresa especializada no segmento imobiliário que poderá lhe dar todo o suporte técnico e jurídico para que possa fazer sua escolha com tranquilidade.

Estamos no mercado há mais de 10 anos e podemos ajudar você, caso precise!

Obrigado e até a próxima. 😉