Dicas para decorar apartamentos pequenos

Quer mudar a cara do seu apartamento pequeno e, de quebra, valorizar ainda mais o espaço? Essas dicas para decorar apartamentos pequenos vão ajudá-lo a otimizar e ampliar os ambientes. Confira!

Móveis planejados e itens funcionais

Dicas para decorar apartamentos pequenos
Dicas para decorar apartamentos pequenos – Móveis Planejados

A grande vantagem em mobiliar um apartamento pequeno com móveis planejados é a transformação de todo espaço disponível em algo funcional. Com os móveis planejados não há perda de espaço e qualquer fresta ou canto ganha um propósito.

Cozinha

Como decorar um apartamento pequeno e valorizar o espaço
Como decorar um apartamento pequeno e valorizar o espaço – Cozinha

Para se ganhar mais espaço na cozinha, embutir eletrodomésticos como fogões e fornos, é uma ótima opção. Além disso, não se esqueça de incluir um espaço para o micro-ondas quando estiver planejando os armários da cozinha, os quais deverão ser bastante funcionais internamente.

Outra maneira bacana de decorar sua cozinha e deixá-la mais prática, é utilizar ganchos comuns – daqueles utilizados para pendurar plantas, para pendurar xícaras e canecas. Basta introduzi-los na parte de baixo dos armários até que fiquem firmes e dispor as xícaras. Com isso, você ganha espaço dentro dos armários e mantém suas canecas sempre à mão.

Quartos

Como decorar um apartamento pequeno e valorizar o espaço
Como decorar um apartamento pequeno e valorizar o espaço – Quartos

Nos quartos, uma boa dica para ganhar espaço extra para guardar roupas e peças mais volumosas, como casacos, edredons, cobertores, toalhas, entre outros, é utilizar as camas box com baú. Você poderá manter esses itens organizados e limpos até que precisem entrar em uso novamente e obtém mais espaço nos roupeiros. Camas com gavetões também são ideais.

Utilize nichos nas paredes para guardar objetos como livros, brinquedos, etc. Você ainda poderá utilizar caixas coloridas e coordenadas para guardar pequenos objetos, como enfeites para cabelos, bijuterias ou mesmo brinquedos menores, como carrinhos.

Se faz questão de manter um espelho no quarto, você poderá mandar instalar um na porta de seu roupeiro, atrás da porta do quarto ou fixá-lo na parede.

Sala

Como decorar um apartamento pequeno e valorizar o espaço
Como decorar um apartamento pequeno e valorizar o espaço – Sala

Uma sala pequena deve ter um visual mais clean e minimalista. O ideal é apostar em itens multiuso, como um sofá-cama. Pufes e mesinhas laterais conferem charme e utilidade às salas menores.

Se você tem alguns objetos de decoração e deseja utilizá-los, uma boa dica é apostar em nichos e suportes. Se preferir, faça uma combinação de quadros para ficarem expostos na parede. Mas, lembre-se, o melhor é escolher apenas uma destas duas opções para não sobrecarregar o ambiente.

Banheiro

Como decorar um apartamento pequeno e valorizar o espaço
Como decorar um apartamento pequeno e valorizar o espaço – Banheiro

O banheiro é, sem dúvida, um dos ambientes que mais precisam de funcionalidade. Por esse motivo, não podem faltar hastes, ganchos e uma bancada ou suporte raso para pendurar e apoiar os objetos.

Prateleiras e nichos também são indispensáveis dentro do box para que os itens utilizados na hora do banho fiquem sempre organizados: shampoo, condicionador, esponja, sabonete, etc.

Para todos os ambientes

Evite pintar as paredes com cores escuras, pois elas dão a sensação de diminuição do espaço. Tons claros e neutros, ao contrário, ampliam os ambientes. No entanto, isso não significa que você não possa valorizar uma área específica usando uma cor diferente.

Manter o apartamento iluminado com luz natural também dá a sensação de amplitude, além de deixar os ambientes aconchegantes e confortáveis. Evite cortinas pesadas ou persianas do tipo blackout.

Gostou de nossas dicas? Aproveite para mudar o visual do seu apartamento e deixá-lo ainda mais confortável.

Aproveite também, conheça nossas opções de Imóveis em Joinville.